Vida doméstica

Em meios civilizados, o ódio na vida doméstica
constuma se expressar quando se dizem coisas
que podem parecer bastante inofensivas quando
escritas, mas que, ditas em determinado tom de voz…
(carta 3 pag 4)

Com os modernos meios de comunicação, todos os dias, mostrando estilos de vida muito confortáveis e sem compromissos preparamos o caminho para atacar uma das fortalezas da propagação da fé, a vida doméstica.
Uma coisa que nunca foi simples e  a cada dia fica pior, é o relacionamento familiar. E isto é uma vantagem muito grande quando se pretende afastar o homem de Deus. A falta de paciência que algumas vezes fora de casa é controlada, deixa-se livre quando junto aos seus, é preciso incentivar seu paciente para que ele libere sua agressividade onde todos tem que suportá-lo.

Quando o paciente, dentro de sua casa, fala de forma ofensiva e que humilhe sua mãe, faça ele perceber que apenas disse o que precisava ser dito, e que nunca fala com intenção de ofender. A frase mais interessante para terminar qualquer discussão deve ser “ninguém me entende”, repita tanto para ele que ele passe a usar como um mantra.

Para tornar o controle sobre a família mais eficiente é necessário que, se dois discutem, quando um fale ofenda e ache que não fez nada e o outro comporte-se como vítima de uma desgraça, quando os papéis se invertem, cada um assuma o papel do outro, tal e qual.

Também, nestas situações, todo o cuidado é necessário, é preciso que o amor natural, fraternal ou filial, fique amortecido ou esquecido, se deixar as pessoas lembrarem o quanto são importantes uma para a outra, e se fizerem o esforço de se colocar na situação da outra pessoa, o trabalho pode perder-se.

About wilsonram

Temas adaptados de C.S.Lewis Cartas de um diabo a seu aprendiz.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s